CONTEÚDOS SOBRE PÓLIPO NASAL

Sintomas da Rinossinusite

jul 2021

5min

Compartilhar

Sintomas

A Rinossinusite Crônica com Pólipo Nasal (RSCcPN) tem sintomas bastante específicos que a diferenciam da Rinossinusite Crônica. A RSCcPN está presente em 1,1% a 4,3% da população global, sendo 4,2% dos pacientes dos EUA, 2,7% a 4% na Europa Ocidental e 1,1% na China1.

A grande diferença está na presença dos pólipos. Os maiores ou um conjunto deles agrupados podem causar sintomas incômodos. Os principais deles, e que determinam a doença, são a obstrução e a congestão nasal – muitas vezes nas duas narinas – e coriza persistente com sensação de engolir mucosa constantemente3-4.

Pacientes com Rinossinusite Crônica com Pólipo Nasal podem sentir ainda a diminuição ou a perda total do olfato e, portanto, alteração no paladar. Além disso, pessoas acometidas pela doença podem chegar a sentir dores no seio da face e tosse, apesar desses sintomas serem mais comuns nos pacientes com Rinossinusite Crônica sem a polipose nasal3,5.

A RSCcPN coexiste com outras doenças causadas por Inflamação Tipo 2, que está presente em 80% dos pacientes6-9. Outra condição que pode coexistir com a RSCcPN é a Asma. Cerca de 26% dos pacientes possuem esta comorbidade10.

É muito importante ir ao médico, levar todas as informações sobre seus sintomas. Mesmo os que pareçam não ter relação direta com a RSCcPN podem servir de apoio para uma correta avaliação da doença. As informações podem ajudar o médico a prescrever medicamentos adequados para uma jornada de tratamento plena.

Esteja atento aos sinais do seu corpo e procure o seu médico, ele poderá indicar o melhor tratamento.

MAT-BR-2304239-Setembro/2023


Conteúdos recomendados

O Programa Viva é uma plataforma de apoio aos pacientes, seus familiares, cuidadores e médicos durante o tratamento, com o objetivo de promover a adesão ao tratamento e melhorar a qualidade de vida através de conteúdos informativos e benefícios exclusivos.

Copyright © 2016 - 2024 - Sanofi - Aventis - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS