Impacto da Doença
Impacto da Doença
Pacientes com Rinossinusite Crônica com Pólipo Nasal (RSCcPN) podem apresentar diminuição na qualidade de vida devido à carga da doença. Só o fato de bloquear a respiração já compromete bastante o sono, mas a redução ou a perda total do olfato impacta inclusive na alimentação, já que acarreta na perda associada do paladar1–2.

Para estudar qualidade de vida em pacientes com RSCcPN, é preciso diferenciá-la do conceito de saúde. O termo saúde, para além da ausência de doença, é definido pelo bem-estar físico, mental e social, segundo avaliação da Organização Mundial de Saúde, desde em 19463.
É diferenciado também do status de saúde, que se refere às limitações físicas, sociais e emocionais do paciente. A qualidade de vida é avaliada a partir da experiência pessoal e reflete, além do estado de saúde, outras circunstâncias da vida do paciente.
No caso da RSCcPN grave, a doença está associada a um grande impacto clínico. Sintomas persistentes podem gerar distúrbios do sono e fadiga, diminuição na produtividade no trabalho, além de uma piora na qualidade de vida3–4.
Apesar de todos esses impactos, o tratamento correto pode ajudar na busca por maior qualidade de vida. Converse com o médico e, com ele, entenda o melhor tratamento para o seu caso. Seguindo as orientações indicadas nas consultas corretamente e com o acompanhamento médico ao longo do processo, desenvolva uma jornada de tratamento focada nas suas necessidades.
Referências
- Abdalla, S., et al. Prevalence of sinonasal outcome test (SNOT‐22) symptoms in patients undergoing surgery for chronic rhinosinusitis in the England and Wales National prospective audit. Clinical Otolary, 212, 37: 276-282.
- Chung JH et al. Altered Quality of Life and Psychological Health (SCL-90-R) in Patients With CRSwNP. Annals of Otology, Rhinology & Laryngology. 2015;124(8):663-670.
- OMS – ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Declaração de Alma-Ata: primeira conferência internacional sobre cuidados primários de saúde. Genebra, 1978
- Serrano E, et al. Nasal polyposis in France: impact on sleep and quality of life. J Laryngol Otol. 2005 Jul;119(7):543-9.
MAT-BR-2101249 – julho/2021