CONTEÚDOS SOBRE PÓLIPO NASAL

Comorbidade

ago 2021

5min

Compartilhar

Comorbidade é o termo técnico que os profissionais da área da saúde utilizam para se referirem a situações em que um paciente possui alguma doença em conjunto com outra, ou seja: a coexistência de doenças. Um exemplo, é a incidência comum de pessoas com Rinossinusite Crônica com Pólipo Nasal (RSCcPN) diagnosticadas também com asma.

Em média, 50% dos pacientes com RSCcPN têm Asma Grave1–3. É importante notar que o caso inverso também acontece, em menor incidência, sendo que aproximadamente 30−45% dos pacientes com asma grave têm RSCcPN4,5. Outro dado importante é que 75% dos pacientes com RSCcPN têm Rinite Alérgica6.

Outra condição que pode coexistir com a RSCcPN é a Dermatite Atópica, uma inflamação na pele que provoca coceira. Neste caso, 17% dos pacientes com RSCcPN apresentam erupções cutâneas1.

Você tem asma, mas também tem: olfato alterado, congestão nasal e dor de cabeça? E você tem RSCcPN, mas também sente: dificuldade de respirar, peito “chiando” e tosse? Agendar uma visita no médico otorrinolaringologista, no alergista e no imunologista ou pneumologista é o primeiro passo para maior compreensão dessas doenças, que possuem tratamentos efetivos que podem auxiliar na busca por maior qualidade de vida.

MAT-BR-2304234-Agosto/2023


Conteúdos recomendados

O Programa Viva é uma plataforma de apoio aos pacientes, seus familiares, cuidadores e médicos durante o tratamento, com o objetivo de promover a adesão ao tratamento e melhorar a qualidade de vida através de conteúdos informativos e benefícios exclusivos.

Copyright © 2016 - 2024 - Sanofi - Aventis - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS