CONTEÚDOS SOBRE ALERGIA

Sintomas alérgicos ao dormir: como aliviar o nariz entupido?

abr 2023

5min

Compartilhar

Limpeza do ambiente para controlar os sintomas

Tem coisa mais incômoda do que estar cansado, tentar dormir e não conseguir, porque o nariz entupido não dá trégua e está atrapalhando a respiração? Quem tem rinite alérgica conhece bem esse cenário, já que, quando há congestão nasal, o sono é prejudicado, pois a respiração pela boca pode trazer vários desconfortos.

O problema é que o nariz entupido é justamente um dos sintomas mais prevalentes dessa alergia respiratória1. Aliviar esse problema, portanto, é imprescindível para uma boa noite de descanso.

Em primeiro lugar, é preciso identificar o que é que está provocando os sintomas de rinite.

Um dos motivos pode ser a presença de alérgenos no quarto, como ácaros. Por isso, cuidar da limpeza desse ambiente é fundamental para melhorar a noite de sono2.

Evitar carpetes, tapetes ou bichos de pelúcia no ambiente de dormir é um dos passos para minimizar as crises. Além disso, é fundamental estabelecer como rotina a limpeza do colchão com um aspirador de pó potente e a troca dos lençóis com regularidade, já que os ácaros se alimentam da descamação da pele humana e também se reproduzem com facilidade quando a umidade relativa do ar está acima de 50%, fato que justamente acontece debaixo dos lençóis quando nos deitamos1,2.

Quando a reação alérgica já está em curso, no entanto, é preciso lançar mão de outras medidas para aliviar o nariz entupido e poder dormir em paz. Para entender melhor: a rinite alérgica provoca congestão nasal porque, quando o corpo reage a uma substância alergênica, acontece uma dilatação dos vasos sanguíneos do nariz, o que aumenta o fluxo de sangue e provoca um inchaço na mucosa nasal. Em seguida, surge o muco, atrapalhando de vez a respiração3.

Para aliviar estes sintomas, felizmente há medicamentos antialérgicos disponíveis, caso dos anti-histamínicos, que impedem a ação da histamina, responsável pelo desencadeamento dos sintomas.

Apesar de muitas pessoas associarem os anti-histamínicos à sonolência, a boa notícia é que esses efeitos só acontecem quando se usa medicamentos antigos. Com a evolução da ciência, surgiram os anti-histamínicos de segunda geração, muito mais seguros4.

No entanto, é sempre necessário conversar com um médico para receber a orientação de qual medicamento anti-histamínico tomar e em qual dose.

Consulte o seu médico regularmente para tratar as alergias de forma adequada e com melhor controle das crises.

MAT-BR-2301183 – Abril/2023


Conteúdos recomendados

O Programa Viva é uma plataforma de apoio aos pacientes, seus familiares, cuidadores e médicos durante o tratamento, com o objetivo de promover a adesão ao tratamento e melhorar a qualidade de vida através de conteúdos informativos e benefícios exclusivos.

Copyright © 2016 - 2024 - Sanofi - Aventis - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS