Colesterol

INTRODUÇÃO SOBRE COLESTEROL

O colesterol é um tipo de gordura que é usado para realizar funções essenciais no corpo, como formação de membranas celulares, produção de hormônios, de vitamina D e de ácidos para digerir gorduras.

Para essas funções, o corpo necessita de apenas uma pequena quantidade de colesterol, cuja produção é realizada no fígado. O excedente dele, que pode ser proveniente de uma alimentação rica em gorduras aliada a um estilo de vida sedentário ou de fatores hereditários, acumula-se nas paredes das artérias. Por esse motivo, o colesterol alto é o principal fator de risco para arterosclerose (entupimento das artérias) e, consequentemente, para doenças cardiovasculares.

Para compreender melhor o impacto das dislipidemias na saúde e ter acesso a conteúdos exclusivos sobre qualidade de vida e bem-estar, faça o cadastro no Programa Viva.

Referência: Colesterol e doenças cardiovasculares: doses de conhecimento e inovação – Produção editorial: Comunicação Corporativa da Sanofi | Sao Paulo, 2016 | www.sanofi.com.br